🚚 Artigos da categoria de Emblemas de Catálogo enviados em 48h 📦 Artigos da categoria de Emblemas de Personalizados enviados em 20 dias úteis 📮 Orçamentos através do email geral@zaragatacriativa.com
  Blog

Como preparar o inicio do semestre?

Escrito em 30 de agosto de 2023

O início do semestre é um turbilhão de emoções tanto para os novos alunos que vão entrar na universidade, como também para aqueles veteranos que precisam de voltar ao ritmo depois do período de férias.

Preparares-te para os próximos meses é importante para poderes garantir melhores resultados e sucesso em mais uma etapa do teu percurso académico. 

Neste artigo, a Zaragata Criativa deixa-te algumas dicas para poderes preprarar o início do semestre que está a chegar e a começar o novo ano lectivo em grande!

 


  

Se estás a aproveitar os últimos dias de férias antes do arranque do novo semestre, a viajar ou simplesmente descansando em casa, é importante começares a acostumar o teu corpo à nova rotina de vai chegar. Mesmo para trabalhadores-estudantes que só tiram férias da universidade, mas continuam a trabalhar, o ritmo de estudos pode mudar completamente a tua rotina e por isso é importante estares pronto para esta mudança. 

 

Volta a regularizar o teu horário de dormir – Se gostas de estudar pela manhã, então ainda é mais importante separar os períodos de estudo e diminuir a intensidade dos eventos sociais. 

Isto vai ajudar-te a estares pronto para encarar aquela segunda-feira de início do semestre que tanto temem!

 

 

 

Os novos alunos que vão entrar na universidade têm uma actividade extra quando precisas de preparar o novo semestre.

Para poderes controlar a ansiedade e não chegares desorientado no primeiro dia de aulas, é útil fazeres uma pesquisa sobre o plano de estudos do curso a que te candidataste. 

O plano de estudos é muito útil para poderes consultar com mais detalhe todos os temas que vão ser abordados em cada cadeira ao longo do semestre, assim podes reflectir sobre quais as cadeiras que possivelmente te vais inscrever e até podes fazer um pequeno planeamento da tua nova rotina durante os próximos meses.

 
 

O início do novo semestre é uma óptima altura para repensar nos objectivos para o novo ano que se inicia. 

Quais são as tuas metas para os próximos meses? Terminar o semestre com uma determinada média, estudares uma disciplina por dia?

Se escreveres num papel as tuas metas semestrais pode-te ajudar a encontrar um caminho mais fácil para alcança-las. Assim, vais estar mais motivado e não te vais esquecer dos teus objectivos a meio do semestre.  

 

 

A chegada do novo semestre pode mudar os teus horários e calendário de actividades, porque podes ter que acrescentar várias novas actividades ao teu calendário que não faziam parte da tua rotina durante o período de férias ou até mesmo do semestre anterior.

Aulas extra, trabalhos para serem entregues, pesquisas para fazer, leitura de livros, horas na biblioteca para estudar para as frequências, eventos académicos e sociais, podem vir a preencher a tua nova rotina diária. Por isso aproveita o início do semestre para te organizares e evitares surpresas na rotina que podem atrapalhar o teu dia-a-dia. 

 

 

Fazer um curso universitário tem muitos gastos financeiros inesperados, especialmente com material escolar e livros. 

Se queres começar o novo semestre com as tuas economias organizadas, faz um planeamento financeiro com os possíveis gastos que vais ter durante os próximos meses. 

Coloca na balança não apenas os valores da propina mensal, mas também outros custos relacionados ao curso que vais frequentar como livros, cadernos, um novo computador ou uma impressora. 

Se vais estudar fora da tua cidade, tem em conta o valor do alojamento e alimentação que vais ter que gastar mensalmente.


 

  

Qualquer estudante universitário deve estar pronto para ler livros que vão fazer parte da tua rotina de estudos, mas podes também aproveitar para colocar outro tipo de leitura em dia durante o teu tempo livre. 

Aproveita o início do semestre para criar uma lista de livros pessoais para ler durante os próximos meses.

A leitura vai ajudar-te a manteres-te criativo, desenvolveres a tua visão crítica e melhorar o teu vocabulário e interpretação do texto. Inconscientemente irás estar a desenvolver características importantes para um estudante universitário.

 

  

O início do novo semestre é uma óptima altura para poderes organizar o material escolar que vais precisar de usar durante os próximos meses. Para os alunos mais velhos, este é um bom momento para reaproveitar cadernos, lápis e canetas que não foram usados no semestre anterior.

Podes aproveitar ainda para organizar o teu computador para poderes ter espaço livre para novos arquivos e eliminar ficheiros desnecessários do ambiente de trabalho. 

Os novos alunos podem pesquisar sobre os livros que serão utilizados durante o semestre do curso, comprar ou reutilizar cadernos e outros materiais necessários.

 

 

 

Preparar a rotina, a mochila e a cabeça para o arranque do novo semestre é muito importante para começares as aulas no ritmo certo e sem perderes tempo. Mas precisas também de ter o teu tempo e período de descanso que é igualmente importante para poderes ter um bom desempenho académico. 

Mesmo que já estejas a entrar no ritmo de aulas e pronto a começar, não desperdices os últimos dias de férias. Aproveita para rever amigos e relaxar porque os próximos meses vão ser bastante intensos e não vais ter muito tempo para isso.

 

Esperamos que com a ajuda destas dicas, consigas estar pronto para enfrentar o início do semestre com toda a dedicação e que tenhas excelentes resultados.