🚚 Artigos da categoria de Emblemas de Catálogo enviados em 48h 📦 Artigos da categoria de Emblemas de Personalizados enviados em 20 dias úteis 📮 Orçamentos através do email geral@zaragatacriativa.com
  Blog

10 dicas para estudares melhor

Escrito em 03 de janeiro de 2023

 

A época de exames está aí e para que tudo te corra pelo melhor deixamos umas dicas para te facilitar o estudo!


1. Estuda em pequenas quantidades

Consegues estudar a matéria toda no dia anterior à frequência? Talvez... Mas é melhor dividires a matéria e estudares as temáticas/ módulos individualmente e repetir quantidades menores de matéria a cada dia.
Desta forma vais conseguir memorizar muito mais facilmente! 

 
2. Resumir, resumir, resumir

Resumir a matéria é uma excelente forma de melhorar a visão geral do conteúdo e ajuda bastante a memorizares toda a matéria porque já terás passado por tudo várias vezes antes de começares a estudar.

 
3. Times New Roman, o meu melhor amigo

Se preferes fazer os teus resumos no computador, então sua a fonte Times New Roman. Existe um estudo que comprova que esta é a fonte mais legível. Tempo é ouro!

 
4. Repete a matéria em voz alta

Podes falar ou recitar a matéria em voz alta. Este truque irá ajudar-te a lembrar melhor a matéria e a entendê-la. Explicares algo, mesmo que sem público, é um teste final para entenderes se realmente percebes de um tema. 

 

 
5. Pastilhas elásticas

Sabias que vários estudos têm demonstrado que mastigar tem um efeito benéfico para a concentração? Além disso, não vais fazer pausas para petiscar a toda a hora, se já tiveres outra coisa na boca. Uma dica benéfica de todos os pontos de vista!



6. Usa perfume durante o estudo

Usa um novo perfume durante o estudo e volta a usar esse perfume no dia do teu exame. Porquê? Para disfrutares de um novo aroma, mas também para poderes associar certas memórias à matéria.

 

 
7. Utiliza a técnica de Pomodoro

Esta é um dica para para poderes gerir o teu tempo de forma mais eficaz onde estudas durante 25 minutos e depois fazes um pausa de 5 minutos. Repete esta sequência 4 vezes e depois faz uma pausa de 30 minutos. Assim, como divides o teu dia em vários intervalos de tempo, vais ficar menos distraído.

 

 
8. Elimina qualquer distração


Tenta eliminar o máximo de distração possível. Estuda num lugar onde não te possas distrair com coisas mais divertidas ou mais interessantes do que a matéria que tens para estudar. Tenta não usares o smartphone enquanto estudas. Ainda que não pareça algo fácil de por em prática, podes utilizar aplicações que permitem que desatives ou bloqueis outras aplicações por algum tempo.



 
9. Rei da música clássica

Gostas de ouvir música enquanto estudas? Então opta por música clássica. Ouvires Mozart, por exemplo, tem um efeito positivo na actividade cerebral.



 
10. Eat, sleep, study, repeat

Passares a noite a estudar antes do dia do exame não é de todo uma boa ideia. O teu corpo e o teu cérebro precisam de sono suficiente para poder processar toda a informação e matéria aprendida. Assim, é bom que não esqueças que dormir é no mínimo tão importante quanto estudar.